Logo Cristina Fotin

Homeopatia


A Medicina Homeopática aborda o paciente considerando seus sintomas físicos, mentais e comportamentais, permitindo que o paciente seja individualizado.

É de extrema importância que o médico veterinário homeopata escute do proprietário ou do cuidador do animal todos os detalhes sobre o paciente, tanto sobre os aspectos físicos, quanto dos aspectos da personalidade deste paciente. É este cuidado que permitirá a indicação adequada da medicação.

Pode ser utilizada para tratar distúrbios físicos e comportamentais como no caso de pequenos animais onde auxilia no tratamento de casos crônicos de alergias de pele, bronquites, doenças do fígado e dos rins, alterações hormonais, doenças neurológicas e também em distúrbios do comportamento, como submissão exagerada, ciúmes excessivo, medos exacerbados, excesso de ansiedade ou inquietação, arrancamento de penas, lambedura de patas, entre outros.

A Homeopatia foi idealizada pelo médico alemão Samuel Hahnemam (1755-1843). Desde então foi desenvolvida em diversos países por meio do trabalho de diversos pesquisadores. Hoje em dia é muito utilizada na Argentina, França, Alemanha e aqui no Brasil, onde foi introduzida pelo médico francês Benoit Mure, em 1840, reconhecida como especialidade médica em 1980 e depois como especialidade veterinária em 1995.