Logo Cristina Fotin

Dicas e Cuidados


A escolha de um animal de estimação é uma decisão muito importante na vida de um indivíduo ou de uma família.

A convivência com os animais é muito benéfica para o ser humano, proporcionando muita alegria e a oportunidade de compartilhar o amor, a amizade e a companhia de seres tão especiais.

O pet escolhido irá dividir a atenção e o carinho com a pessoa ou membros da família e por isso muitos aspectos devem ser pensados, como por exemplo a afinidade. Algumas pessoas preferem a companhia das aves, outras dos répteis, outros de coelhos e roedores, outras de cães ou dos gatos. Conhecer o comportamento da espécie ajuda muito na escolha.

Uma boa conversa com o médico veterinário pode ajudar em algumas considerações.






Clique nos ícones abaixo para ver as dicas:

Dicas Mamíferos2 Dicas Aves2 Dicas Répteis
Tempo Disponível Ambiente Adequado Comportamento Tempo de Vida Doenças em animais silvestres Investimento Legislação

Aves


O Brasil abriga um número enorme de espécies de aves na natureza e o brasileiro aprendeu a admirar estes animais desde sempre.

Os passarinhos geralmente atraem pelo seu canto. Já os psitacídeos, as aves de bico curvo, interagem muito com as pessoas.

Nos últimos anos, há uma tendência no Brasil, seguindo uma tendência mundial, de se criar os psitacídeos no dedo, ou seja, com uma proximidade bem grande, permitindo a estas aves uma permanência bem longa com as pessoas e menor tempo em gaiola ou viveiro.

As calopsitas são os psitacídeos de porte pequeno que se tornaram bem populares, neste aspecto. Mas os papagaios, araras, cacatuas, ecletus e outros também se tornam bem dóceis, quando treinados desde filhotes.

Na escolha e aquisição de uma ave, ou de qualquer pet diferente do cão e do gato, é necessário saber algumas informações sobre a lei brasileira, que protege os animais da fauna brasileira nativa e da fauna nativa exótica (estrangeira). Para isso, vide informações em Legislação.